Review

Mais acessadas


Mais Review


Veja Todos

Inicial Review Darkglass - Vintage Microtubes


Darkglass - Vintage Microtubes

 

Por Ariel Andrade

Estamos vivendo uma época muito especial para os baixistas, realmente devemos nos sentir privilegiados por presenciar o surgimento de grandes equipamentos destinados ao baixo com tanta qualidade. Empresas do Mundo inteiro vem nos proporcionando até mesmo timbres históricos de baixo, as vezes simulando algum amplificador ou algum efeito específico. Sem dúvida alguma a Darkglass é uma delas, e uma das melhores diga-se de passagem. 

Darkglass eletronics é uma empresa da Finlândia que fabrica seus pedais a mão nos Estados Unidos, posso lhes garantir que ficamos impressionados com a qualidade do pedal, feito milimetricamente de forma diferente da grande maioria, com grande atenção aos detalhes. Detalhes sútis que mais a frente fazem toda a diferença.

Analisaremos hoje um dos pedais mais recentes da marca que é o Vintage Microtubes. Mesmo com a palavra tube no nome este pedal não é vávulado mas nem por isso fica atrás destes, muito pelo contrário. Com o gabinete leve e ao mesmo tempo forte feito em aluminio escovado, este pedal de Overdrive por motivos ecológicos (preocupação diária da empresa em suas atividades) não trabalha com baterias e sim com fonte 9v (centro negativo padrão) e também pode ser usado com fonte 12v para um maior presença.

Vintage microtubes é um pedal True Bypass de overdrive que tem como finalidade proprocionar ao baixista uma verdadeira viagem timbristica no tempo com um simples ajuste de controles, mas diferentemente da grande maioria não simula um tipo específico de amplificador e sim dá ao baixista um leque com as mais diversas técnicas de gravação usadas naquele seu disco favorito, não importando se o resultado foi fruto de algum amplificador específico, drive, período de tempo e até mesmo alguma técnica de engenheiros de som. Realmente nos impressionou a quantidade de timbres gerados por esta caixinha, que consegue apresentar a você o timbre que vai daquele quente dos anos 70 até mesmo aquele com mais punch e e um pouco mais distorcido dos anos 90.

Porém se você procura algo mais pesado, um som ultra moderno mais para o industrial, este não é o pedal para você agora se o seu lance são os timbres clássicos mais para o lado de John Entwistle ou Black Sabbath, passando por Deep Purple, Yes, Led entre muitos outros, este é o pedal. Há tempos procuro um pedal que consiga resgatar estes timbres de maneira verdadeira e simples e posso lhes dizer que esta busca acabou.

O pedal tem basicamente 4 controles que estão colocados de maneira bem suave do que diz respeito ao atrito do knob ao ir de um lado para o outro. São eles BlendLevelDrive e Era. O controle de Level controla a quantia do sinal com overdrive. Já o controle Blend permite que você mix exatamente a quantidade que você deseja de sinal limpo misturado com o sinal com overdrive do pedal. O knob de Drive determina a quantidade de ganho do pedal, se compararmos com outros pedais da marca este é um pedal bem mais limpo mas não se engane tem muito mais ganho do que você pode imaginar. 

Deixamos por último o controle chamado de ERA, uma vez que este na nossa opinião é o 'molho secreto' do vintage microtubes da Darkglass, é sem dúvida o diferencial e a parte mais importante do pedal. Este controle que trabalha magicamente com o controle de drive, te proporciona uma verdadeira viagem no tempo indo do funk ao punk, dos animados anos 80 aos 90 cheio de atitude em um simples ajuste. Com a correta combinação entre estes controles pode-se chegar muito próximo ao som de gravadores de rolo, compressão de power amps valvulados e diversos drives e amps usados nos anos 70, 80 e 90. Serve como uma espécia também de modelador de overdrive resultado de um período grande de pesquisa e estudo por parte da empresa. Girando o controle ERA no sentido anti-horário consegue-se facilmente um timbre mais quente e mais vintage, já no sentido inverso consegue-se um tom com mais agressividade e mais punch, porém sempre com os 'limites' vintage. É um pedal com um controle de dinâmica muito bom.

Com a análise cuidadosa deste pedal concluímos que é sim uma das melhores opçòes do mercado quando o assunto é overdrive e timbres clássicos e vintage. Seu reconhecimento chega a transbordar a clave de fá, uma vez que começa a ser usado com frequência por diversos guitarristas que vem se apaixonando pelo som também. Muitos baixistas se privam de usar efeitos com medo de perder o grave de seu instrumento, de passar dos limites e acabar estragando o seu som, porém este pedal ao mesmo tempo que te dá um mundo de possibilidades, te deixa no limite do bom gosto, onde seu instrumento não perderá presença e graves e apresentará um timbre verdadeiramente vintage e encorpado.

AVALIAÇÃO:

Para mais informações http://darkglass.com ou https://www.facebook.com/darkglasselectronics?fref=ts

 

Curtiu?? Clique no botão de 'Curtir' no lado esquerdo da Tela. Junte-se a nós no Facebook em http://facebook.com/baixonatural


Comentários

07 AGO 21h18
Juliano Moscardini Bernardes

Com certeza é um grande pedal de overdrive! Mas sinceramente, por muito menos, o Overdrive da Fire consegue resultados tão bons quanto! Garanto por experiência própria!


12 AGO 21h09
gianmbass

Esse pedal microtubes vintage e o bass pusher da Fire fazem parte dos meus planos.


02 MAR 05h01
kjAsDALqlWU

Hay guys looks like I should proof read my cetmonms .My spelling and grammar came out pretty bad the last time I wrote. Anyway I got that front runner all hooked up it looks great. Thanks Rick for helping me make that choice. When I get some one to help me I will send a picture. Have a great spring.


06 MAR 12h17
DHAEaAQ9

Great work on the blue 57. Thanks again for touch up paint. Don't know way it is so hard to get around here. I feel pterty inadequate. You guys are so patient . I would of told me were to stick my paint. No you sent me it pronto . Great people. http://tbhcsec.com [url=http://hwzxewezn.com]hwzxewezn[/url] [link=http://ifdjaeztehd.com]ifdjaeztehd[/link]


06 MAR 12h55
AxagTU5I

I had a Timmy, then a Tim, and back to a Timmy. I did find the Tim to have a bit more clarity and found it easeir to tweak. Having said that, I think the Timmy is great because of it size and flexible range of gain. I never did like using the boost function and I never used the effects loop. I've been using Paul's pedals for about 8 years now.


06 MAR 13h36
6P0T3qqC57

I've used the boost, not so much for a volume boost, but for a touch more hair on solos. Never have used the ectffes loop . keep thinking I will, but I really have no need for it.




Deixe seu Comentário

  • Teu Nome:
  • Teu e-mail:
  • Site/blog ou twitter:
  • Pode falar:
  • CAPTCHA Image
    Recarregar imagem



    Informe o código acima:

 

  • Newsletter Receba as atualizações no seu email

  • Newsletter Compartilhe

    Facebook Twitter Youtube Flickr
Acesse o antigo blog do
BAIXO NATURAL
Quem Fez? Foi a Bredi

Copyright © 2011 Baixo Natural. Todos os direitos reservados - De Andrade Corporation