Notícias

Mais Notícias


Veja Todos

Inicial Notícias Carta Aberta: Flea sobre o Super Bowl.


Carta Aberta: Flea sobre o Super Bowl.

Por Ariel Andrade

No último halftime show do superbowl (Final do campeonato de futebol americano) todas as atenções se voltaram aos artistas como de costume. Nesta edição o escolhido foi Bruno Mars que por sua vez resolveu contar com a participação da banda red hot Chili Peppers. Acontece que ao ser filmado um pouco mais de perto, o consagrado baixista Flea foi flagrado tocando seu baixo desplugado, ou seja só fazendo mimica, o que veio a chocar a audiência monstruosa que o evento tem que acreditava até então estar assistindo a um som ao vivo e não pré-gravado.  Em questão de minutos o assunto estava bombado nas redes sociais mundo à fora, dois lados foram formados os que defendiam o ídolo do RHCP e os que "iam pra cima" sem dó e nem piedade tamanha a decepção ou outro motivo por este editor desconhecido.

Após muita mídia, muito debate. Tendo sua imagem sido tocado ou não o próprio baixista resolveu acabar com a polêmica escrevendo a seguinte carta aberta ao seu público. Confira a tradução:

"Quando fomos convidados pela NFL e pelo Bruno para tocar a nossa música Give It Away no Super Bowl, ficou claro para nós que os vocais seriam ao vivo, mas o baixo, bateria e guitarra seriam pré-gravados. Eu entendo a posição da NFL sobre este assunto, dado que eles tem apenas alguns minutos para configurar o palco, lá um zilhão de coisas que poderiam dar errado e estragar o som para as pessoas que estavam assistindo no estádio e na tv. Não havia nenhum espaço para discussão sobre este assunto, a NFL não queria arriscar que seu show fosse estragado por som ruim e ponto final. A postura Red Hot Chili Peppers em qualquer tipo de mímica é absolutamente não vai fazer. A última vez que o fez (ou tentou) foi no final dos anos 80, que fomos postos pra fora do 'The Top of the Pops ', programa de televisão no Reino Unido, durante os ensaios, porque nos recusamos a imitar corretamente, eu tocava baixo com o meu sapato, John tocou guitarra em cima de ombros de Anthony, e nós basicamente tivemos uma luta no palco, fazendo uma paródia da idéia de que era uma performance ao vivo real. Nós fizemos o mesmo em mais um ou dois shows estranhos da MTV antes disso e sempre foi uma chatice. Nós levamos a nossa música tocando sério, é uma coisa sagrada para nós, e quem já nos viu em concerto (como a noite antes do Super Bowl no Centro Barclays), sabe que tocamos de todo o  nosso coração, que improvisamos espontaneamente, assumir riscos musicais e suar sangue em cada show. Nós estamos na estrada por 31 anos fazendo isso.

Assim, quando este show do Super Bowl surgiu, houve uma grande confusão entre nós, se deveríamos ou não fazê-lo, mas, finalmente, decidimos, era surreal, uma coisa louca que só acontece uma vez na vida e teríamos que apenas nos divertir ao fazer isso. Tívemos um monte de pensamento antes de concordar em fazer, e além disso muitas conversas longas entre nós, eu falei com muitos amigos músicos por quem tenho o maior respeito, e todos eles disseram que fariam se tivessem sido convidados, que seria uma coisa muito louca de se fazer. Além disso, nós do RHCP gostamos de futebol, o que também desempenhou um papel importante na nossa decisão. Decidimos que, com Anthony cantando ao vivo, ainda poderiamos trazer o espírito e a liberdade do que fazemos para a apresentação, e é claro que cada nota tocada na gravação foi especialmente para o show. Conheci e conversei com Bruno, que era um cara lindo, um verdadeiro músico talentoso, e nós tentamos colocar pra fora algo que parecia que seria divertido.

Nós gravamos a faixa para o dia, bateu em nossos corações que era muito parecido em espírito às versões que foram tocadas ao vivo nos últimos anos com o nosso amado Josh na guitarra. Para o desempenho real, Josh, Chad e eu estávamos tocando junto com o gravação por isso não havia necessidade de ligar nossas guitarras, por isso, não o fizemos. Poderíamos ter plugado e evitado o desapontamento de pessoas de fora ao saber que tudo foi pré-gravado? Claro, facilmente e isso não seria um problema. Nós pensamos que é melhor não fingir. Parecia ser a coisa mais verdadeira a se fazer no momento. Foi como fazer um vídeo da música na frente de um zilhão de pessoas, exceto com vocais ao vivo, com apenas uma chance de quebrar tudo. Nosso único pensamento era trazer o espírito de quem somos para as pessoas.

Sou grato a NFL por nos receber. E eu sou grato a Bruno, que é um jovem muito talentoso por nos convidar para fazer parte de seu show. Eu faria tudo da mesma forma novamente. Nós, como banda, aspiramos crescer como músicos e compositores para continuar tocando ao vivo do fundo das nossas entranhas no palco para qualquer um que quiser ter os seu cérebro explodindo.

Atenciosamente,

FLEA

Para conferir esta mesma carta em inglês confira no link: http://redhotchilipeppers.com/news/454-a-message-from-flea


Comentários

05 FEV 12h05
josue

aplaudo de pé


05 FEV 16h43
leandro moreira

eu disse que se fosse por eles tocariam ao vivo sempre,mas muitos so criticam sem saber a pura verdade,como sempre muitos criticam os outros sem si criticar!!!tem que ver ela primeiro do que os outros!!!


06 FEV 16h59
Heber Ferreira Gomes

O RHCP é uma banda fantástica e o FLEA um dos maiores ícones do baixo mundial ,tanto ele quanto a banda não tem que provar nada pra ninguém pois são maravilhosos.Quem trabalha com música profissional sabe que existem shows e "shows".Sou fã incondicional do Flea e vou continuar admirando seu trabalho até mesmo com o "baixo desplugado"


20 ABR 12h34
XjY73mIvJUp

Iniftmaroon is power and now I'm a !@#$ing dictator.


20 ABR 22h45
RQWIKWD9

We need more inisghts like this in this thread.


21 ABR 13h50
cgCdnh4SKeBw

Back in school, I'm doing so much lernaing. http://qszfatrpvqv.com [url=http://vwejcarl.com]vwejcarl[/url] [link=http://wcvkfrou.com]wcvkfrou[/link]


21 ABR 20h49
bSNS22gUrh

Very true! Makes a change to see soemone spell it out like that. :)


22 ABR 03h41
8cmyO0cVwwuX

If only there were more clveer people like you! http://tjrsvlupc.com [url=http://qkysxfqee.com]qkysxfqee[/url] [link=http://ndjpga.com]ndjpga[/link]




Deixe seu Comentário

  • Teu Nome:
  • Teu e-mail:
  • Site/blog ou twitter:
  • Pode falar:
  • CAPTCHA Image
    Recarregar imagem



    Informe o código acima:

 

  • Newsletter Receba as atualizações no seu email

  • Newsletter Compartilhe

    Facebook Twitter Youtube Flickr
Acesse o antigo blog do
BAIXO NATURAL
Quem Fez? Foi a Bredi

Copyright © 2011 Baixo Natural. Todos os direitos reservados - De Andrade Corporation